Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : Agora todas as aposentadorias poderão ter o acréscimo de 25%, diz STJ

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Agora todas as aposentadorias poderão ter o acréscimo de 25%, diz STJ

Agora todas as aposentadorias poderão ter o acréscimo de 25%, diz STJ

Já havíamos explicado em artigo anterior sobre a possibilidade do aposentado por invalidez ter um acréscimo de 25% no valor de sua aposentadoria quando ele necessitar da assistência permanente de outra pessoa (cuidador, parentes, etc.).

No dia 22 de agosto de 2018, o Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Recurso Especial 1648305/RS, estendeu este adicional de 25% para todas as outras espécies de aposentadorias.

Ou seja, quem for aposentado por idade, por tempo de contribuição e especial, também poderão requerer judicialmente esta majoração em seu benefício.

Para a comprovação será necessário passar por uma perícia que demonstrará a necessidade ou não de um terceiro para as atividades diárias. Detalhe: não é preciso que esta pessoa seja remunerada, seja um cuidador pago. Tem que se deixar claro que o aposentado não consegue realizar as atividades do cotidiano sozinho e precisa dessa ajuda.

Tal acréscimo pode ultrapassar o teto do INSS, porém, será cessado com a morte do titular do benefício e não será incorporado ao valor da pensão por morte.

A Secretaria de Previdência criticou a decisão, alegando que gerará um ônus anual de R$ 3,5 bilhões.

Entretanto, o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) contesta estes números, pois não há como extrair estas informações para saber quantos aposentados necessitam permanentemente da ajuda de terceiros e não há nenhum tipo de registro destes dados e nenhum órgão de controle. [i]

Sabemos que a velhice é muito cara e desgastante e cerca de 66% das aposentadorias são no valor de um salário mínimo.[1] Imaginem, com isso, pagar, além das contas normais, como luz, água, aluguel, farmácia, entre outras, um cuidador.

Dessa forma, o impacto social da decisão é gigantesco, pois a proteção previdenciária aqui visa garantir um mínimo de dignidade a quem não possua condições de desempenhar suas funções sem a ajuda de uma terceira pessoa, como comer, locomover-se, higienizar-se.

Quem olha a situação somente sobre o ponto de vista atuarial e financeiro tem que se conscientizar que o que “quebra” os cofres públicos não são estes aposentados, mas sim, uma má gestão dos recursos, sonegação e corrupção.

A princípio, este acréscimo não atinge às pensões nem benefícios assistenciais (BPC - "LOAS"), porém vale a discussão. Vamos aguardar.

Clique aqui para ver página original

Nenhum comentário:

Postar um comentário