Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : FALANDO DE SAÚDE: Alecrim ajuda no emagrecimento e reduz os gases e muito mais beneficios, confira

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

sábado, 13 de abril de 2019

FALANDO DE SAÚDE: Alecrim ajuda no emagrecimento e reduz os gases e muito mais beneficios, confira

Alecrim ajuda no emagrecimento e reduz os gases e muito mais beneficios, confira

jornaalhoje13 de abril de 2019 14:50

A erva também tem forte ação antioxidante e pode ajudar a combater a gripe

O alecrim é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. É um grande aliado do emagrecimento, tem ação expectorante, melhora inflamações e gripe, e tem forte ação antioxidante, prevenindo derrames e doenças cerebrais degenerativas. O alecrim também ajuda na digestão e diminui os gases.

O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) chegou ao Brasil na época da colonização e recebeu diversos nomes populares como: rosmarinho, rosmaninho, alecrim comum, alecrim de cheiro, alecrim de jardim e alecrim de horta.

Principais nutrientes do alecrim – Um dos principais nutrientes do alecrim é a vitamina A, que é essencial para os olhos e a pele, previne infecções e tem forte ação antioxidante. O tempero também conta com a vitamina C que melhora a imunidade, evita o envelhecimento da pele, previne derrames, tem ação antioxidante e proporciona resistência aos ossos.

A vitamina K também está presente, sendo relevante para a coagulação sanguínea e fixação do cálcio nos ossos. O alecrim ainda conta com as vitaminas B1 e B2, em que ambas agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. Além disso, elas também desempenham um papel importante na formação da bainha de mielina, que fica em torno das fibras nervosas e permite mensagens entre os nervos.

O alecrim conta com compostos fenólicos que têm atividades biológicas importantes, como antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-carcinogênicas, entre outras.

Efeitos do alecrim – Ajuda no emagrecimento: O chá de alecrim serve para emagrecer, porque tem ação diurética, contribuindo para menor retenção de líquidos. Além disso, a bebida ajuda no trânsito intestinal.

Reduz os gases: O alecrim diminui o desconforto causado pelos gases intestinais, pois auxilia a expeli-los e diminui as cólicas. Ação antioxidante e anti-inflamatória: Essa erva é rica em compostos fenólicos que possuem forte ação antioxidante, por isso, agem combatendo os radicais livres e previnem problemas como o câncer, derrames e doenças cerebrais degenerativas, de conter ação anti-inflamatória.

Benefícios do alecrim em estudo – Combate à gripe: A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que o alecrim ajuda a combater o vírus da gripe. Ainda, este alimento conta com ação expectorante e, então, também é interessante em casos de tosse. Bom para quem tem doenças crônicas não-transmissíveis: Uma pesquisa inicial realizada pela USP concluiu que o alecrim conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem apresentar benefícios para quem tem doenças crônicas não-transmissíveis nas quais o estresse oxidativo e a inflamação atuam de forma significativa, como diabetes.

Bom para as articulações: O alecrim aplicado na pele por meio de compressas pode ajudar a reduzir as inflamações nas articulações, afinal, ele possui ação anti-inflamatória. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar este benefício. Diminui o estresse e melhora a memória: Alguns estudos sugerem que o óleo de alecrim, combinado com outros óleos, pode abaixar os níveis de cortisol e, assim, abaixar o estresse.

Como consumir o alecrim – O alecrim pode ser ingerido nas formas in natura, como tempero, em pó ou ser passado na forma de óleo. De sabor pungente e aroma particular, combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.

Chá de alecrim para emagrecer – Preparo: -Ferva um litro de água; Ao desligar o fogo após a fervura, coloque uma xícara de alecrim e deixe por cinco minutos; Então, é só consumir.

Contraindicações – Gestantes podem consumir o alecrim como tempero. Porém, por falta de evidência quanto à segurança, não deve ser consumido na forma de chá, pois ele pode causar contrações uterinas.

Riscos do consumo em excesso

Consumir mais do que quatro xícaras de chá de alecrim ao dia pode causar nefrite, problemas gastrointestinais e intoxicação.

“Este é um blog de notícias que contém alguns tratamentos caseiros e tem a finalidade de ajudar, mas não substitui o trabalho de um especialista.. Consulte sempre seu médico.”

Clique aqui para ver página original

Nenhum comentário:

Postar um comentário