Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : O excesso de gordura abdominal pode realmente deixar o seu cérebro menor?

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

quinta-feira, 11 de abril de 2019

O excesso de gordura abdominal pode realmente deixar o seu cérebro menor?

O excesso de gordura abdominal pode realmente deixar o seu cérebro menor?

runnersworld11 de fevereiro de 2019 18:58

Foto: Shutterstock

Os riscos para a saúde da gordura da barriga não são novos. Muita gordura na circunferência abdominal tem sido associada a tudo, desde doenças cardíacas a certos tipos de câncer. Agora, uma pesquisa também descobriu que a o excesso de gordura abdominal pode afetar o cérebro poderia colocar você em maior risco de encolher o cérebro – potencialmente levando a problemas cognitivos no futuro, sugere um novo estudo.

Excesso de gordura abdominal pode afetar o cérebro

Uma pesquisa publicada na Neurology analisou se a obesidade – definida pelo índice de massa corporal (IMC) e pela relação cintura-quadril – afetava a quantidade de matéria cerebral branca e cinzenta, bem como o volume geral, em várias partes do cérebro.

Pesquisadores analisaram medições físicas, pesquisas de saúde e resultados de ressonância magnética de cerca de 10.000 pessoas com idade média de 55 anos. Eles descobriram que, mesmo ajustando fatores que podem afetar o volume cerebral – pense em idade, tabagismo, níveis de exercício e pressão alta – aqueles com IMC elevado e uma alta relação cintura-quadril tiveram o menor volume de massa cinzenta.

Em comparação, aqueles com um IMC elevado, mas com uma relação cintura-quadril normal, tinham mais volume cerebral, mas ainda não tanto quanto aqueles com um IMC normal e uma relação cintura-quadril normal.

De acordo com o principal autor do estudo, Mark Hamer, Ph.D., da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, isso significa que aqueles com mais gordura da barriga tendem a ter o menor volume cerebral.

Hamer disse à Runner’s World que a razão pode ser porque o meio tem mais tecido adiposo, que produz citocinas. Essas são pequenas proteínas envolvidas na sinalização celular e resposta imune. Quando você recebe muitas “citocinas inflamatórias”, elas podem ter um efeito prejudicial em vários tipos de neurotransmissores. E isso pode diminuir o volume do cérebro.

Quando isso acontece, você pode estar colocando em risco os processos cognitivos. “Pesquisas anteriores sugerem que há uma forte ligação entre a atrofia da matéria cinzenta e a perda de memória. Assim como a maior incidência de demência”, afirma Hamer.

Então, posso gastar esse peso extra para ter um cérebro maior?

Infelizmente, essa associação direta ainda não foi comprovada, segundo Hamer. Mas há definitivamente evidências de que o exercício físico pode melhorar a saúde do cérebro em geral.

Em parte, isso ocorre porque as pessoas que se exercitam regularmente também tendem a ter melhores hábitos de saúde que deixam o cérebro melhor. Elas, por exemplo, não fumam, consomem álcool de maneira moderada e têm uma dieta saudável.

“Manter um peso saudável está ligado a importantes benefícios, e isso inclui a saúde do cérebro”, disse Hamer.

Portanto, continue com suas corridas regulares, além de uma dieta saudável e balanceada para manter seu peso sob controle. Seu cérebro e seu corpo vão agradecer.

Clique aqui para ver página original

Nenhum comentário:

Postar um comentário