Preocupado com a seca nos estados nordestinos, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) ressaltou a importância do Rio São Francisco como garantidor do abastecimento de água para centenas de municípios. O parlamentar salientou que o rio corta todo o estado baiano e, com o nível elevado, favorece a navegação de cargas, o aumento da geração de energia nas usinas hidrelétricas, o uso de irrigação nas lavouras e o armazenamento que garante o fim da sede de muitos brasileiros.
Porém, chamou atenção para a atual situação do rio. “Apesar de boa, a atual situação não dispensa a atenção que tem sido cobrada há muito tempo. O Velho Chico sente as dores decorrentes do intenso desmatamento de sua vegetação ciliar, do despejo de esgoto em suas águas e do assoreamento. E é responsabilidade da União intensificar as políticas de proteção e de revitalização do rio”, enfatizou.
Na oportunidade, Carletto também falou sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco. “Anunciado como salvação de milhões de sertanejos, o megaprojeto de transposição das águas do São Francisco para outros rios e açudes nordestinos tornou-se uma vergonha nacional. Bilhões de reais já foram gastos, prazos adiados e poucos resultados apareceram. Além disso, é fundamental que outras políticas associadas sejam tocadas com determinação e prioridade”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário