Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : Como economizar gás de cozinha

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Como economizar gás de cozinha

Como economizar gás de cozinha

E o “gás de cozinha aumenta mais uma vez”. Essa afirmação é uma manchete bem comum nos jornais brasileiros praticamente todo ano. O precioso elemento que faz com que o fogão funcione pesa no bolso dos donos de casa, restaurantes, lanchonetes, hotéis e empresas. A pergunta que surge é: como economizar gás de cozinha?

A resposta é simples: é possível economizar sim, o gás de cozinha. Porém, não espere por um milagre. Infelizmente ainda dependemos muito dele para fazer as nossas refeições e a economia ainda representa uma redução pequena. Veja as dicas.

Regulador para gás de cozinha

O regulador de pressão é um item fundamental para economizar gás. Sempre que possível, verifique esse elemento e veja se o mesmo está cumprindo com o seu papel adequadamente.

Mangueira de gás

A mangueira também é tão importante quanto. Ela pode causar vazamentos, também a perda de gás e o pior: colocar em risco à segurança da sua cozinha. É fundamental respeitar a validade do material.

Bocas do fogão

Use bocas grandes para panelas grandes. Assim, como vice-versa, A ideia é que quando você coloca uma panela muito pequena em um fogo alto e grande, boa parte do calor se perde no ar.

Panela de pressão sempre que a receita for demorada

Todo tipo de receita que leva mais tempo no fogo, experimente prepara-la na panela de pressão. Feijão, doces e raízes ficam prontas mais rapidamente quando colocadas sob pressão.

Tampas nas panelas

Coloque tampas enquanto suas panelas estão no fogo. Isso vai com que o calor aumente dentro da panela e cozinhe muito mais rápido os alimentos. É como explorar uma parte pequena do potencial de uma panela de pressão.

Cores das chamas do fogão

A chama do seu fogão tem que ser azul. Se estiver amarelada, é sinal de que o fogão está desregulado e pode estar havendo maior consumo de gás.

Evite abrir a porta do forno quando em utilização

Quando estiver assando algo no forno, não fique abrindo a porta frequentemente para verificar como está o alimento. Para isso, prefira acender a luz interna (caso seja elétrico) e consulte o andamento da receita pelo vidro.

‘Terceirize’ o assar de alguns alimentos

Se você vai assar alimentos que demoram muito no forno, como perus, chesters ou ingredientes que demoram mais de uma hora de cozimento, experimente pagar para uma padaria (que tem forno industrial). Pode sair mais barato para o seu orçamento doméstico.

Limpe as bocas para evitar desperdício de gás

Mantenha a bocas do fogão limpas. Gordura e outras sujeiras podem dificultar a saída de gás da maneira apropriada e acabar gastando mais.

Economize gás assando alimentos juntos

Você tem dois bolos para assar? Ou um salgado e uma lasanha? Que tal coloca-los ao mesmo tempo no forno? Respeite o tempo de cada receita, mas utilize o mesmo padrão de forno médio para te rum bom resultado.

Pre-aquecimento do forno pode gastar muito gás

Observe bem o tempo de pré-aquecimento de cada receita para não ficar muito tempo com o forno ligado. Procure colocar também na temperatura adequada e não hesite em economizar.

Fazer com que o botijão de gás dure mais é um esforço que vale a pena. Anote bem quando trocar o gás, siga essas dicas e comprove os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário