De acordo com especialistas do Centro de Pesquisas em Alimentos da USP, o “remolho” retira substâncias que causam desconforto abdominal
Um estudo, desenvolvido por pesquisadores do Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), afirma que deixar o feijão de molho antes de cozinhar traz inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque tal processo, além de acelerar o cozimento do alimento, ajuda na eliminação de substâncias que causam a formação de gases e dores abdominais, como é o caso da estaquiose e da rafinose.
De acordo com os especialistas, o “remolho”, como costuma ser chamado, faz com que a água penetre na semente e diminua a quantidade desses carboidratos. É importante lembrar que a prática de cozinhar o feijão com a mesma água em que ele ficou de molho não é muito indicada, já que ocorre a perda de nutrientes ao longo deste processo.
Diante da descoberta científica relacionada ao feijão, preparamos uma série de vantagens oferecidas aos consumidores deste alimento. Confira:
O feijão é uma das principais fontes de proteínas para o organismo, sendo que em 100 gramas de feijão existem 8,6 gramas de proteínas.
O feijão auxilia no processo de emagrecimento, já que possui fibras que formam uma espécie de pasta no estômago que transmite a sensação de saciedade.
Uma outra vantagem das fibras contidas no feijão é que elas ajudam na absorção da glicose, fazendo com que os pacientes com diabetes tenham os níveis de glicemia controlados.
Rico em fenólicos, ou seja, substâncias antioxidantes, o feijão é muito importante para a prevenção de alguns tipos de câncer e de doenças degenerativas.
Esta semente também pode ser usada no combate à anemia, já que é rica em ferro.
Como possui várias vitaminas do complexo B, o feijão é uma das principais armas usadas contra a fadiga e o cansaço. Além disso, esta semente evita alterações repentinas de humor e distúrbios neurológicos.
É importante lembrar que o caldo de feijão também faz bem à saúde, já que 73% dos sais minerais estão presentes nele.
A combinação feijão com arroz ajuda no fornecimento de flúor aos dentes e consequentemente ao combate de cáries.
Nenhum comentário:
Postar um comentário