BlogSITE RJP =CIDADEESPERANCA7 - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : 7 erros na hora do banho que podem prejudicar sua saúde

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

7 erros na hora do banho que podem prejudicar sua saúde

7 erros na hora do banho que podem prejudicar sua saúde

fatos desconhecidos

16 de outubro de 2018 17:01

Seguir

Passamos tanto tempo da nossa vida no banheiro, que se não precisássemos fazer isso, poderíamos facilmente usar esse tempo para aprender a tocar um instrumento. Para que você tenha uma ideia, pesquisas apontam que passamos um ano e meio de toda a nossa vida dentro do banheiro. Isso não é a toa, uma vez que fazemos muitas coisa lá dentro. Além do número 1 e o número 2 (não finja que não sabe do que eu estou falando), a higienização também é feita toda por lá. Escovar os dentes, fazer a barba, tirar a cera do ouvido, espremer espinhas, cortar as unhas e, claro, o maior ato higiênico que fazemos: tomar banho.

As pesquisas apontam que dos um ano e meio que passamos dentro do banheiro, seis meses são dedicados ao banho. Nós passamos seis meses de toda a nossa existência tomando banho. Se você parar para pensar, esse fato nem ao menos é surpreendente se levar em conta a tamanha importância que a higiene tem na vida humana. Mas se o ato de tomar banho é tão importante, é imprescindível que ele seja feito da maneira correta, porém, não é bem assim que as coisas vêm acontecendo. Provavelmente você está cometendo um monte de erros na hora de se levar. Ou será que não? Por isso listamos 7 erros na hora do banho que podem prejudicar a saúde.

1 - Não contrastar a temperatura

Nós normalmente possuímos uma temperatura preferida para tomar banho. Costuma-se ou gostar de um banho bem quentinho, ou então, de um banho bem gelado. Mas o ideal não é tomar banho em nenhuma das duas temperaturas, e sim, contrastá-las. Funciona assim: tome um banho quente e relaxante, e nos últimos trinta segundos, altere para gelado. Além de lhe acrescentar resistência ao estresse, fortalece o seu sistema imunológico e funciona como antidepressivo. Porém, esse método não é indicativo para antes do sono, uma vez que pode causar insônia.

2 - Lavar o cabelo todo dia

Lavar os cabelos todos os dias pode ser uma má ideia, principalmente para quem tem cabelo grande. Isso acabará deixando-o mais fraco e fino. O ideal é que se lave duas vezes por semana, para que a umidade do cabelo permaneça equilibrada. Também não tome banho toda hora, pois isso acaba desidratando e irritando a pele, uma vez que a água acaba levando boa parte das bactérias (aumentando a chance de infecção).

3 - Envolver o cabelo em uma toalha

Após um banho, o cabelo fica muito vulnerável e muito mais propenso a quebrar. Então enrolá-lo em uma toalha é um péssimo jeito de proteger os seus fios. Além disso, devido ao alto nível do calor enrolado, as glândulas sebáceas começam a funcionar mais ativamente, o que torna o cabelo menos limpo e arrumado.

4 - Não limpar o chuveiro

Tudo bem que isso não é um erro na hora de tomar o banho, mas é relacionado ao ato, e resolvemos inclui-lo. Nós nunca, ou quase nunca, limpamos o chuveiro. Se você nunca limpou o seu chuveiro, olhe para ele e, com certeza, irá encontrar uma placa de sujeira. Essa placa pode ser muito prejudicial a sua saúde. Alguns cientistas chegaram a descobrir que existem bactérias em chuveiros que podem até chegar a causar doenças pulmonares.

5 - Usar o sabonete errado

Tudo bem, esse título talvez tenha puxado a sua atenção para o lugar errado. Nós não usamos o sabonete errado, na prática, e sim o colocamos no lugar errado. É preciso tomar muito cuidado com a saboneteira, pois é preciso ficar tirando a água que acumula no lugar o tempo todo. Caso contrário, as bactérias podem se reproduzir diretamente na barra de sabão.

6 - Usar a mesma toalha muito tempo

Nós possuímos o costume de usar uma mesma toalha para se enxugar do banho durante muito tempo. Muitas pessoas ficam com ela uma semana ou mais. Porém, devido a alta umidade na mesma, podem ser geradas muitas bactérias prejudiciais à saúde. Vários microbiologistas recomendam que se use uma toalha no máximo três vezes seguidas, e depois é preciso trocar.

7 - Deixar a esponja no banheiro

Ao tomarmos banho, nós sempre usamos as esponjas. Normalmente, elas ficam junto da saboneteira, penduradas no chuveiro ou algo próximo. Porém, ao deixar a esponja no banheiro, permitimos que várias bactérias se reproduzam basicamente em alta velocidade. O ideal é que se guarde a esponja em um lugar seco e arejado, e apenas pegá-la para uso na hora do banho.

E aí, você tomava banho certinho? Ou descobriu que fazia tudo errado? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E para você que adora um banho relaxante, aquele abraço.

Clique aqui para ver página original

Nenhum comentário:

Postar um comentário