Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : PT sob pressão para anunciar logo Haddad no lugar de Lula

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

terça-feira, 4 de setembro de 2018

PT sob pressão para anunciar logo Haddad no lugar de Lula

PT sob pressão para anunciar logo Haddad no lugar de Lula

Depois da derrota no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na madrugada de sábado, o PT sofre pressão do PC do B e de sua base para que anuncie logo a substituição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ex-prefeito Fernando Haddad na corrida presidencial.

O partido passou o dia em reuniões para traçar uma nova estratégia da campanha, que está proibida pelo TSE de usar Lula como candidato nas propagandas e tem até o dia 11 para definir a substituição.

Heuler Andrey / AFP / Getty Images

Haddad teve nesta segunda-feira (3) duas reuniões com o ex-presidente Lula, preso em Curitiba, condenado a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na saída da superintendência da Polícia Federal, Haddad anunciou que o partido ingressará com dois pedidos de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo que Lula possa ser candidato.

O advogado eleitoral de Lula Luiz Fernando Pereira explicou aos dirigentes do PT que, se o PT for vitorioso com a liminar no STF, a coligação ganha até o dia 17 para alterar a chapa. Se a liminar for negada, a decisão deve ser tomada até o dia 11, limite imposto pela decisão do TSE. Por outro lado, se a liminar é concedida mas, no julgamento do mérito, em plenário, o partido é derrotado, fica sem candidato.

Para o PC do B, o comando da campanha precisa dar uma solução imediata ao impasse, o que significaria colocar Haddad como candidato a presidente e Manuela D'Ávila, do PC do B, como vice.

Segundo dirigentes do PC do B, a estratégia política não pode ficar a reboque das questões jurídicas. Eles expressaram essa preocupação na reunião com os petistas, no Instituto Lula. E não ficaram sozinhos. Parte dos dirigentes do PT quer resolver a questão já para não correr risco de ficar fora da eleição.

"O melhor é resolver no dia 11", disse um alto dirigente do PT, afirmando que "tem muita gente" no comando da campanha que defende essa solução, assim como o PC do B.

Uma das alternativas pensadas é organizar um protesto contra a decisão do TSE no dia 11 e anunciar Haddad como candidato. O martelo, no entanto, não está batido.

Nelson Almeida / AFP / Getty Images

Lula com Haddad em manifestação antes de ser preso.

Clique aqui para ver página original

Nenhum comentário:

Postar um comentário